sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Treinamento Combate a Incêndio

Treinamento ministrado aos Oficiais do CEGPAM - Curso de Especialização e Gestão de Polícia Ambiental
realizado dia 23/07/2009.



Café da manhã reforçado!





Instrução do Cap Charopem

Imagens cedidas pelo Maj Tedesco

Sd Patricia

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Trotes e ligações indevidas

Telefone 193 toca "Corpo de Bombeiros boa tarde, diz o soldado; do outro lado alguém fala - seu *******- e desliga. Novamente ele telefona e assim segue várias vezes ( não fala e ocupa linha sem desligar). O aparelho não possui identificador de chamadas. Em uma das ligações indevidas um incêndio ocorria e duas crianças morreram. Pois é, o infeliz matou duas criancinhas. Mas nada acontece com ele, afinal o aparelho não tinha o identificador e mesmo que tivesse muito raramente se pegaria o tal cidadão.
Fazemos campanhas mas estas parecem não surtir efeito, creio que a legislação é falha nestes casos; outro dia encontrei um projeto de Lei de 2001 - PROJETO DE LEI N° 146/2001 - Deputado Kalil Sehbe - que
dispõe sobre penalidades aos usuários do sistema de telefonia móvel ou fixa que passam "trotes telefônicos" às centrais telefônicas de emergência. Procurei se o projeto havia tornado-se Lei, mas nada encontrei, se alguém souber nos avise!
http://www.al.rs.gov.br/Diario/Proposicoes/PROP351.HTM

Durante pesquisas sobre trotes e ligações indevidas, deparei-me com um texto simples e muito bem escrito pelo amigo Antonio Brás Constante, que prontamente me atendeu quando pedi autorização para a publicação.

A desgraça nada engraçada do trote


Trotes atrapalham o trabalho em serviços como o Samu e a polícia. Foto: Adriana Franciosi, Banco de Dados
Quando Graham Bell inventou o telefone para aproximar as pessoas e ajudá-las, não imaginou que alguém iria criar o trote por telefone, piorando o relacionamento humano e prejudicando até mesmo os sistemas desenvolvidos de auxílio à sociedade.

Canoas dispõe de vários orelhões espalhados pela cidade. Muitos quebrados por pura diversão (ou seria perversão?), enquanto outros são utilizados para passar trotes. O que a criatura que faz este tipo de coisa não sabe é que cada vez que liga para a polícia, para os bombeiros ou mesmo para outros serviços públicos, com um chamado falso, está colocando em risco a vida de outras pessoas. Pode estar até indiretamente matando alguém através de seu ato de extremo mau gosto. Mas o que dizer então quando ficamos sabendo que até uma senhora de 72 anos pratica tal crime, como aconteceu aqui em nossa cidade?
O pior é que essas pessoas não percebem que não tem a menor graça um trote. Seu ato pode ser causador de uma grande desgraça. Lembro da história de um gozador que vivia fingindo que estava se afogando em uma piscina de um clube para pregar peças nos outros, até que um dia teve uma cãibra e gritou por socorro, mas ninguém foi ao seu auxílio, por achar que ele estava novamente brincando, o gozador aprendeu então sua última e derradeira lição morrendo afogado.
Se alguém quer chamar a atenção fazendo coisas engraçadas, vá até um karaokê e cante para animar a galera, ou saia para dançar. Reúna os amigos e conte suas melhores ou piores piadas, mas não brinque com coisa séria. Pichação, destruição do patrimônio público ou privado, incendiar pessoas, bater nos outros, atirar ovos ou cuspir pela janela, participar de rachas, passar trotes ao telefone, nada disso torna alguém melhor ou tem qualquer vestígio de graça. Ao contrário, causa sofrimento a outras pessoas, e se esta é a intenção, então o melhor a fazer é procurar tratamento, pois a sociopatia é uma doença. Alguém discorda?
(Antonio Brás Constante)


Idosa é detida por passar trotes à BM em Canoas
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2626243.xml&channel=13&tipo=1&section=Geral
Trotes e ligações indevidas à BM somam 4 milhões em três anos na Capital
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2478231.xml&channel=13&tipo=1&section=Geral


Sd Patricia

Ocorrências atendidas - temporais de setembro

No mês de Setembro atendemos 29 ocorrências de corte de árvore e alguns monitoramentos devido às enchentes.




Vistoria





Corte de árvore com auxílio da empresa Mercúrio








Enchente no bairro Carioca







Capitão Charopem salvando os cães que estavam sem ter pra onde fugir (mãe e filhotes).


Famílias removidas com auxílo da Prefeitura de Sapucaia do Sul.


Sd Patricia

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Soldado Blogueira

Para quem não me conhece aqui estou.


Iniciei minha trajetória com Bombeiro em 2002 quando fui aprovada no concurso da BM em 49º lugar geral.
Passei de fevereiro de 2003 a dezembro do mesmo ano em formação na Escola de Bombeiros localizada em Porto Alegre, classificada em 11º lugar.
No mesmo ano entrei para a tropa no Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo onde desenvolvi todas as atividades relacionadas ao socorro e Prevenção Contra Incêndios.
Em 2006 passei a trabalhar no CB Sapucaia do Sul, um novo desafio em minha jovem carreira. Não tenho como objetivo criar raízes em um mesmo lugar, quero encontrar novos objetivos nos mais diversos locais do RS.
Em Sapucaia venho realizando alguns porjetos, ora solicitados pelo comando, ora idealizados por mim.
Quando decidimos abraçar este Blog, eu e o Sgt Ramos passamos a dividir as tarefas de postagem e abastecimento de informações. Procuramos outros blogs e nos inspiramos no blog dos Bombeiros de Dois Irmãos, que pareceu-nos muito bem feito e um exemplo a seguir.
Fico bastante feliz em saber que já possuimos seguidores, afinal este projeto é para todos nós.
É feito de coração, na maioria das vezes em meus poucos horários de descanso.
Abraço a todos e bem vindos a nossa família.
Sd Patricia

Prevenção Contra Incêndios - Legislação Básica

Lei Estadual N° 10.987, de 11 DE AGOSTO DE 1997


http://brigadamilitar.rs.gov.br/bombeiros/Legislação/LeiEst10987-11ago1997.html



DECRETO Nº 37.380, DE 28 DE ABRIL DE 1997


http://brigadamilitar.rs.gov.br/bombeiros/Legislação/DecEst37380-28abr1997.html


Por Sd Patricia

Breve resumo acerca da existência dos Corpos de Bombeiros

No mundo:
Uma das primeiras organizações de combate ao fogo de que se tem notícia, segundo Care Z. Péterson foi criada na antiga Roma. Augusto, que se tornou Imperador em 27 A.C., formou um grupo de "vigiles” q tinham por função patrulhar as ruas para impedir incêndios e também para policiar á cidade, através de patrulhas e vigilantes contra incêndios.

Uma das normas mais antigas de proteção contra incêndios foi promulgada no ano de 872 em Oxford, Inglaterra, estabelecendo um toque de alerta, a partir do qual se deviam apagar todos os incêndios que estivessem ocorrendo naquele momento
Em Boston, depois de um incêndio devastador que destruiu 155 edifícios e um certo número de barcos, em 1679 houve a fundação do primeiro Departamento Profissional Municipal Contra Incêndios na América do Norte. Boston importou da Inglaterra uma bomba contra incêndios e no Departamento haviam empregados 12 bombeiros e um chefe. Já em 1715, a cidade de Boston já contava com seis companhias que dispunham de bombas d’água.


Brasil:
Em 1565, por Estácio de Sá, foi fundado o Rio de Janeiro.
Em agosto de 1710 grande incêndio causou a destruição total da alfândega do Rio de Janeiro devido ao ataque do Corsário Francês Jean Françoeis Duclerc, em missão de guerra.
Em 1732, violento incêndio de causa desconhecida, destruiu considerável parte do Mosteiro de São Bento, próximo a atual praça Mauá, que acabara de ser reconstruído
Em 1789, outro grande incêndio destruiu completamente o Recolhimento da Nossa Senhora do Porto, causando profundo impacto junto à população a às autoridades. Na época os trabalhadores de extinção estavam a cargo do Arsenal da Marinha.


Através do Decreto Imperial nº 1.775, assinado por sua Majestade o Imperador Dom Pedro II e promulgada a 02 de julho de 1856 foi reunida numa só Administração as diversas Seções que até então existiam para o Serviço de Extinção de Incêndios, nos Arsenais de Marinha e Guerra, Repartição de Obras Públicas e Casa de Correção, sendo, assim, criado e organizado o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte sob a jurisdição do Ministério da Justiça, sendo seu primeiro comandante um Oficial Superior do Corpo de Engenharia do Exército, o Major João Batista de Castro Moraes Antas, nomeado em 26 de julho de 1856. O primeiro uniforme usado na corporação foi criado pela esposa do Imperador D. Pedro II, Princesa Tereza Cristina maria de Bourbon.
Com o Decreto nº 2.587, de 30 de abril de 1860, tornava-se definitivo o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, passando sua subordinação a jurisdição do Ministério da Agricultura que na mesma data era criado, cujo primeiro titular e organizador foi o Almirante Joaquim José Inácio.
1865 - Nesse ano, recebeu o Corpo de Bombeiros a sua primeira Bomba-a-vapor, especialmente destinada aos incêndios à beira-mar
1870 - Em outubro, foi adotado o uso da corneta militar para os sinais do Corpo de Bombeiros em substituição ao apito até então em uso, iniciando-se ao mesmo tempo a tração das viaturas por muares.
1872 - A 20 de maio, foi recebida a segunda Bomba a vapor entregue pela Inspetoria de Obras Públicas;
1875 - Nessa época tinha o Corpo duas Bombas a vapor a 16 manuais, sendo que: seis eram de grande porte, exigindo de 16 a 20 homens para movê-las; 10 pequenas, podendo ser tocadas por seis homens.
1877 - Foi instalado o primeiro aparelho telefônico do Rio de Janeiro, ligando a loja "O Grande Mágico"-, de Antônio Ribeiro Chaves e o Quartel do Corpo de Bombeiros.
Nesse mesmo ano fez-se experiência com uma das 24 caixas avisadores de incêndio que estavam sendo construídas na Repartição Central dos Telégrafos, para assentarem-se dentro do perímetro da cidade.
1879 - Somente em janeiro, dezenove anos depois de publicado o Regulamento do Corpo de Bombeiros (Decreto Imperial n° 2.587/1860) que já cogitava da instalação dessas Caixas, foi inaugurado o primeiro circuito, com 12 aparelhos colocados em pontos convenientes, no Centro Comercial da cidade.
Nesse mesmo ano, a Repartição dos Telégrafos acabava por organizar um sistema de linhas telefônicas para avisos de incêndios, no Rio, ligadas à Estação Central dos Bombeiros postos 1, 2 e 3) e Estações Policiais.
1880 - Durante este período, por Decreto n9 7.766, de 19 de julho, foram concedidas aos Oficiais do Corpo, graduações militares, com uso das respectivas insígnias. Ao Diretor Geral, foram dadas as honras de Tenente-Coronel, ao Ajudante, as de Major, aos Comandantes de Seções, as de Capitães e aos instrutores, as de Tenentes.
Até então, embora estivesse o Corpo de Bombeiros militarmente organizado e aquartelado, não podiam os seus oficiais nem mesmo no quartel, usar insígnias, e quando concorriam em serviço com outras autoridades militares e civis, eram tidos, como simples soldados, pois traziam a farda sem distintivo algum indicando o cargo que ocupavam.
É da publicação desse Decreto que data verdadeiramente a organização militar do, Corpo de Bombeiros. que pouco depois foi consolidada pelo Regulamento de 1881.
1881 - Por Decreto n° 8.837, de 17 de dezembro, foi aprovado o Regulamento que dava organização militar ao Corpo de Bombeiros, elevando seu estado efetivo a 300 homens e autorizando o governo a empregá-lo, em caso de guerra, como Corpo de Sapadores ou Pontoneiros, ficando em tal emergência com a mesma organização de Batalhão de Engenheiros.
Rio Grande do Sul:
O Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, foi inaugurado em 1º de março de 1895. A Estação estava localizada na confluência da Av. Mauá com Rua Dr. Flores. Seu efetivo era de 17 funcionários, sendo dez deles, os assim chamados "soldados do fogo", que em suas batalhas contariam agora com um carro equipado com bomba manual e puxado por parelhas de cavalos.


Fonte www.brigadamilitar.rs.gov.br/bombeiros
Por Sd Patricia

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ocorrências por tipo

2007



2008


2009
 



Atualizada até 31/12/2009

Postado por Sd Patricia

Ocorrências atendidas

O gráfico abaixo mostra  todas as ocorrências atendidas nos anos 2007, 2008 e 2009 até 31/12/2009.



Ocorrências de incêndio








Ocorrências geral







Sd Patricia

Pedagoga Silvana - Bombeiro Mirim

Silvana nossa pedagoga voluntária que nos dá todo o apoio na formação das crianças.

Postado por Sd Patricia

Treinamento do Programa Bombeiro Mirim





Postado por Sd Patricia

Programa Bombeiro Mirim

Período:

De 16 de maio de 2009 a 03 de dezembro de 2009.
Local:
Corpo de Bombeiro de Sapucaia do Sul – Rua Henrique Dias nº 58, Bairro Santa Catarina.
Público Alvo:
17 Crianças de 10 à 12 anos de idade, oriundas da Escola Municipal HUGO GERDAU e filhos de bombeiros do Corpo de Bombeiros de Sapucaia do Sul.
Coordenadores:
Cap QOEM IREMAR NIRLEI NOGUEIRA CHAROPEM
2º Sgt QPM2 JERRI ADRIANO RAMOS
Instrutores:
Sd QPM2 RONALDO GONCZOROSKI DE OLIVEIRA
Sd QPM2 GILBERTO ALVES DA SILVA JUNIOR
Pedagoga:
Prof. SILVANA VIRGÍNIA MULLER (Voluntária)
Colaboradores com o Programa Bombeiro Mirim 2009
PREFEITURA MUNICIPAL doou R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para a confecção dos Uniformes das crianças;
EMPRESA PARAMOUNT LANSUL doa as refeições as crianças todos os sábados;
EMPRESA JFS INFORMÁTICA doou todas as apostilas às crianças;
PADARIA TIA MARTA doa os lanches do período da tarde para as crianças.
CLUBE DE MÃES NICARAGUA doa os lanches do período da manhã e tarde para as crianças.
PRICA CONFECÇÕES ofereceu desconto na aquisição dos uniformes.
Atividades a serem desenvolvidas:
Básicas:



Complementares



Postado por Sd Patricia

Histórico do Corpo de Bombeiros de Sapucaia do Sul

O Corpo de Bombeiros de Sapucaia do Sul foi criado em 04 de Abril de 1991, em prédio construído na gestão do então Prefeito Municipal Walmir dos Santos Martins, sendo localizado na Rua Henrique Dias, N°58, Bairro Santa Catarina. Com o objetivo de atender as emergências do município e apoiar no atendimento de ocorrências das cidades vizinhas.
Atualmente conta com 22 (vinte e dois) Militares Estaduais em seu efetivo, sendo 21 homens e 01 mulher, tendo como Comandante o Cap QOEM IREMAR NIRLEI NOGUEIRA CHAROPEM.
Pertence ao 2° Comando Regional de Bombeiros do Vale do Rio dos Sinos, com sede no município de São Leopoldo.
Ex Comandates
3º Sgt CLAÚDIO WALDEMIR XAVIER BELLO 16/04/1991 a 27/12/1995
Sub Ten SILVIO DOS SANTOS RODRIGUES 28/12/1995 a 01/09/1997
Cap QOEM PEDRO RICARDO MARON BURGEL 01/09/1997 a 07/12/1997
1º Ten ULBI JOSÉ NAZÁRIO BAGOLIN 07/12/1997 a 25/01/1999
1º Ten JOSÉ ADRIANO LAIDENS FELIPPETTO 26/01/1999 a 04/01/2001
Cap QOEM CARLOS DANIEL SCHULTZ COELHO 13/03/2001 a 16/04/2004


Em 1991



Em 2008



Postado por Sd Patricia